Durante o ano de 2022, os aposentados enfrentam semanas de tensão quando a chamada Revisão da Vida Toda estava em discussão na Câmara. Essa novidade poderia oferecer ótimas vantagens para uma parte dos brasileiros que já estavam em momento de descanso.
Assim, com as resoluções do conflito e a aprovação da lei, muitos foram aqueles que comemoraram a possibilidade de solicitar uma revisão do seu pagamento para, talvez, conseguir uma maior quantia mensal.
Agora que a questão já está em ação, os criminosos encontraram uma maneira de conseguir uma parte desse benefício. Por isso, os aposentados e pensionistas estão sendo instruídos a tomar cuidado com aproximações quando o assunto é esse.
Antes de compreender melhor como o golpe funciona, é válido lembrar sobre o percurso dessa discussão. Logo, a lei foi aprovada no primeiro dia de dezembro a partir do Supremo Tribunal Federal (STF). O público alvo da novidade era, claramente, os aposentados e pensionistas ligados ao Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).
Essa nova medida oferece para os brasileiros a possibilidade de utilizar as remunerações datadas antes de 1994 para calcular o valor do benefício mensal. Anteriormente, apenas as remunerações anteriores a julho de 1994 que eram aceitas na conta da aposentadoria ou pensão. Isso se deu por conta da implementação do Plano Real na época. Entretanto, é necessário lembrar que essa revisão não é uma obrigatoriedade, logo, os segurados podem escolher ou não partir.
A possibilidade de aderir ou não à modalidade se dá pois o Supremo compreende que nem todas as pessoas podem conseguir vantagens com a revisão. Por esse motivo, quem não tiver interesse continua recebendo o valor mensal normal, de acordo com a regra que já existia.
É importante entender que essa revisão irá favorecer apenas as pessoas que tinham direito a altas remunerações antes de julho de 1994. Assim, ao solicitar a inclusão desta data na contagem, o valor poderá aumentar. Já quem tinha um salário menor ou igual não possuía vantagem há que a aposentadoria pode acabar baixando caso solicite a revisão.
Depois de compreender o que é a Revisão da Vida Toda e quais são seus mecanismos de pagamento, chegou a hora de conhecer mais detalhes acerca do novo golpe que está acontecendo entre aposentados e pensionistas.
Com a mudança na burocracia do sistema de aposentadoria, os golpistas encontraram um espaço para ludibriar alguns brasileiros. Agora, esses criminosos abordam pensionistas e aposentados para solicitar dados e às vezes até cobrar valores enquanto usam a revisão como uma justificativa.
Alguns se passam por atendentes pertencentes ao órgão previdenciário e acabam pedindo cópias dos documentos, número de telefone, endereço e número do benefício com a justificativa de ser algo importante para a revisão.
Para não cair em possíveis emboscadas desse tipo de criminoso, é necessário ficar atento e desconfiar dos contatos. Veja a seguir o que dizem os especialistas
Os brasileiros que estão preocupados com a situação do golpe da Revisão da Vida Toda podem seguir algumas dicas para não cair em problemas. Elas são bastante simples e podem ser colocadas em prática a qualquer momento.
O primeiro ponto a compreender é que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não entrará em contato com nenhum segurado através do telefone ou mesmo outros canais com o objetivo de oferecer um benefício ou serviço. Muito menos quando o assunto são as revisões de valores.
Quando um segurado recebe o contato deve seguir as dicas de seguranças impostas pelo próprio governo para evitar perdas. Vale lembrar que isso pode acontecer por e-mail, telefone ou ainda pelas redes sociais. Veja a seguir quais são elas:
A Revisão da Vida Toda foi uma vitória muito importante para os brasileiros pois permite que os segurados do INSS possam, finalmente, receber a quantia que sempre foi de direito seu. Sendo assim, aqueles que acreditam que podem ser beneficiados com a novidade já devem começar a procurar por ele.
Entretanto, precisamos entender um ponto bastante importante. Os cálculos realizados para saber se o pedido de mudança realmente compensa podem ser um pouco mais complexos do que muitas pessoas imaginam.
Por esse motivo, a presença de um advogado profissional se faz necessária. Essa pessoa pode ajudar o interessado a saber se essa é uma possibilidade, quais as mudanças no valor caso realize a Revisão, além de tirar dúvidas. É com ele também que o segurado pode dar os primeiros passos para dar entrada no pedido de revisão. Caso você tenha ficado interessado em saber mais sobre isso, basta clicar aqui.