Precisa de ajuda? Não hesite em nos contatar.

Post: O que é fraude financeira? Entenda o conceito

Você sabe o que são fraudes financeiras? - A CVD te atualiza e te explica.

O que é fraude financeira? Entenda o conceito

Existem diversos tipos de fraudes. Essa tática muda conforme o momento em que estamos e os criminosos costumam se adaptar muito bem. Por isso, é preciso entender o que é fraude financeira.

Em um cenário onde os juros estão baixos e recessão econômica, elas podem aparecer com mais frequência, principalmente para novos investidores.  

Pensando nisso, elaboramos um post explicando qual o conceito de fraude financeira. Acompanhe e saiba quais as principais aplicadas em nosso país e aprenda a evitar esse tipo de situação. Para entender melhor, continue acompanhando. 

 

O que é fraude financeira?

 

A fraude financeira, também conhecida como golpe, trapaça, cilada ou engano, é quando caímos em um esquema como promessas atraentes. Essas promessas são utilizadas como estratégia para chamar a atenção de uma pessoa, que acaba frustrada, não obtendo o que foi prometido.  

Dentro do mundo financeiro, essas fraudes são bem elaboradas, onde é preciso convencer a vítima e assim conseguir roubar seu dinheiro. Em geral, essas fraudes estão relacionadas a promessas impossíveis sobre investimentos, onde a pessoa só se dá conta depois de perder todo o dinheiro.  

Além disso, o golpe financeiro pode estar presente em diversas situações. Exemplos incluem em serviços, na venda de produtos, na proposta de trabalho e até mesmo em roubo de identidade, número de telefone ou perfis em redes sociais. 

 

Quais os principais tipos de fraude financeira?

 

Existem diversos tipos de fraudes financeiras. Confira abaixo os principais que acontecem no Brasil:

 

Pirâmide

 

A Pirâmide Financeira, conhecida também por Marketing Multinível, é a modalidade de golpe mais conhecida dentro do mercado financeiro. Esse esquema segue o formato de uma pirâmide, onde quem está no topo é o mais beneficiado. 

Seu objetivo é chamar a atenção das pessoas para a venda de um determinado produto. Mas, depois que você estiver participando, você precisa recrutar mais pessoas para fazer o mesmo.  

O problema desse tipo de esquema é que ele é insustentável e, quanto mais abaixo você estiver, mais difícil será de recrutar novos membros. 

Para evitar cair nesse tipo de golpe, fuja de promessas como lucro rápido e ter que recrutar outras pessoas para fazer parte do investimento. Para se informar melhor, você pode procurar informações em órgãos oficiais.

 

Clonagem de cartão

 

A clonagem de cartão de crédito acontece quando a informação da pessoa é exposta através de um vazamento de dados. Além disso, também é possível que ocorram clonagens dentro de um estabelecimento. 

Houve um tempo em que lojistas utilizavam uma máquina de cartão de crédito com um acessório que conseguia ler a fita magnética do cartão. Esse dispositivo armazena informações confidenciais, sendo muito perigoso. 

Com a modernização das maquininhas, esse método ficou mais difícil. Mas, ainda assim, é importante se prevenir. Para isso você pode examinar a maquininha do estabelecimento e procurar qualquer objeto suspeito e opte mais por pagamento por aproximação.

Além disso, confira seus extratos diariamente e faça o bloqueio temporário do seu cartão dentro do aplicativo. 

 

Golpes de sites

 

Golpes na internet são uma das formas mais comuns de fraude financeira. Em geral, se tratam de sites que oferecem um produto desejado por um preço bem abaixo do mercado, ou uma rentabilidade grande sem nenhum risco.

Então, para evitar isso, você não deve navegar em páginas sem certificado, representado pelo mini cadeado ao lado do endereço. Além disso, não abra e-mails de spam ou remetentes desconhecidos.

Por fim, não baixe programas ou aplicativos não oficiais e não procure em nenhuma loja virtual sem antes verificar se ela é verdadeira e conferir sua reputação. 

 

Transações com criptomoedas

 

O assunto criptomoedas sempre gera várias polêmicas, principalmente devido à valorização que elas tiveram nos últimos anos. Então, é preciso ter bastante cuidado em relação a isso, principalmente a propostas fantasiosas que oferecem uma alta rentabilidade sem nenhum risco de investimento.  

Se você deseja investir em criptomoedas, é recomendado pesquisar por uma corretora com boa reputação. Isso porque um bom tempo de mercado e regulamentação pela CVM são sinais de confiança.

Essas são garantias de que seu dinheiro estará seguro. Mas tenha em mente que esse mercado é um dos mais voláteis existentes, podendo ter tanto uma alta quanto baixa nos preços.

 

Dr. Jorge Calazans

Dr. Jorge Calazans

Reconhecido como uma das principais autoridades em fraude financeira no Brasil, Jorge Calazans e o escritório Calazans e Vieira Dias Advogados se destacam por sua defesa intransigente dos direitos dos investidores e na recuperação de ativos em casos complexos de fraudes, incluindo pirâmides financeiras e esquemas Ponzi.

Buscar por

Precisa de Ajuda?

Caso necessite de algum esclarecimento, ou conhecimento a respeito de algum caso que atuamos. Entre em contato conosco.

Acesso Rápido

Serviços

Nosso Escritório

2023 Todos os direitos reservados à Calazans & Vieira Dias Advogados