Novo golpe do boleto

Feb 27, 2023

Quando o assunto são golpes, pode-se dizer que o brasileiro não tem um dia de paz. Todos os anos surgem novas fraudes, ancoradas em práticas antigas, mas com características atualizadas, que acabam lesando dezenas, centenas e às vezes milhares de pessoas. Sendo assim, você precisa conhecer o novo golpe do boleto. 

O golpe do boleto não é nenhuma novidade no Brasil, uma vez que vem sendo aplicado já há alguns vários anos. No entanto, a cada ano que passa, ele acaba adotando novas características. Na era da internet, por exemplo, ele se tornou bastante comum em recebimentos por e-mail. 

Um dos últimos golpes do boleto envolve o recebimento de um boleto de internet, água, luz ou qualquer outro serviço pela caixa de e-mail. Em um primeiro olhar, as informações são iguais aos boletos verdadeiros, no entanto, estão cadastradas no nome de um laranja que nem aparece na folha - fazendo com que as pessoas paguem a conta achando ser a real. 

Acontece que esses golpes, ainda que relativamente recentes, já são passados. O novo golpe do boleto é um pouco mais complexo e ainda mais específico. Agora, ele está sendo aplicado em pessoas que estão com débitos em aberto em um financiamento de veículo, com um modus operandi bastante comum - mas, ainda assim, muito perigoso.

O que é o novo golpe do boleto?

O novo golpe do boleto trata-se de uma prática comandada por estelionatários que mira diretamente em pessoas que compraram veículos financiados. Os golpistas identificam aqueles que estão nessa situação e, sabendo dela, oferecem um acordo que parece bastante tentador para a vítima. 

Se passando por instituições credoras, os golpistas costumam ir atrás de pessoas que estão devendo parcelas do financiamento de um carro, com o veículo em processo de busca e apreensão. Eles, então, oferecem um acordo para quitar essas dívidas pela metade do valor total.

O crime acaba levando o nome de “novo golpe do boleto” justamente pela abordagem dos golpistas. Depois de entrar em contato com a vítima, eles enviam um boleto falso com o valor da dívida pela metade para que ela possa pagar. O dinheiro, no entanto, como você já deve imaginar, vai cair na conta dos estelionatários. 

Esse golpe começou a ganhar uma força gigantesca no Brasil ainda em 2022, quando passou a ser noticiado pela imprensa. Para se ter uma ideia, milhares de pessoas já foram afetadas pela prática. Isso nos leva a uma outra pergunta: como que os golpistas conseguem os dados para aplicar o golpe? 

Como agem os estelionatários do novo golpe do boleto? 

Talvez você esteja se perguntando: como que um cidadão qualquer saberá que a pessoa x está devendo parcelas do financiamento de um veículo? Afinal de contas, essa não é uma informação que saímos contando para Deus e o mundo e, muito menos, dando detalhes sobre na internet, não é mesmo? 

Pois é, ainda assim, o ambiente virtual costuma ser a casa dos estelionatários que aplicam o novo golpe do boleto. De acordo com especialistas, os criminosos conseguem os dados da vítima através de alguém que possua um certo conhecimento jurídico e possua, de quebra, um certificado digital. 

Essa pessoa, então, acaba entrando em processos de busca e apreensão de carros e outros veículos com o objetivo de colher informações sobre o automóvel, os detalhes do débito em si e o próprio nome do credor. De posse desses dados, acabam encontrando quem é o devedor e aplicando o golpe. 

Normalmente, na hora de abordar a vítima, os golpistas costumam se apresentar como membros de um escritório de advocacia. Foi isso que disse o advogado especialista em golpes financeiros, Afonso Morais, em entrevista ao G1. 

“[Os golpistas] criam e-mails falsos com o nome desse escritório e fazem um acordo pela metade do valor cobrado na ação de busca e apreensão. O prejuízo dos financiados é a perda das parcelas pagas com os boletos falsos e a manutenção do saldo devedor”, disse. 

Como se proteger do novo golpe do boleto? 

O fato é que, se você não possui dívidas em aberto do financiamento de um veículo, dificilmente será alvo do novo golpe do boleto - ao menos nestes moldes. Existem muitas práticas semelhantes, referentes a outros financiamentos ou situações financeiras de uma maneira geral, em que são aplicadas fraudes envolvendo boletos de cobrança. 

Em suma, para se proteger do novo golpe do boleto, e de qualquer um dessa categoria, você precisa prestar muita atenção naquilo que está pagando. Sempre desconfie de acordos enviados diretamente por e-mail, telefone, SMS ou até mesmo WhatsApp, em que a oferta apresenta valores tidos como absurdos.

Mais artigos CVD