Jorge Calazans: conheça o advogado especialista em fraude financeira

Feb 27, 2023

Os escritórios de advocacia especializados em fraudes financeiras estão sendo cada vez mais importantes. Uma vez que crimes dessa natureza tem crescido com uma rapidez surpreendente. E o advogado Jorge Calazans atua na defesa de investidores vítimas de fraude.

Estamos falando de uma realidade em que 1 a cada 4 pessoas afirma ter sido vítima de golpes financeiros, segundo o Serasa. Isto é, chegamos ao número de aproximadamente 60 milhões de brasileiros.

Nesse cenário, quase metade delas não conseguiram solucionar o problema, e 40% alegam falta de amparo. Por tudo isso, falar sobre fraudes financeiras e o papel do advogado especialista na área é sempre importante.

Neste artigo, nossa proposta é apresentar o perfil do advogado especialista Jorge Calazans, do escritório Calazans e Vieira Dias Advogados. Bem como a importância da sua área de atuação para as vítimas e as fraudes financeiras mais comuns.

Conheça Jorge Calazans, advogado especialista em fraudes financeiras

Com mais de 16 anos de experiência, Jorge Calazans é especialista nas áreas de Direito Criminal e Direito Penal Empresarial. Uma das suas principais atribuições é a atuação na defesa de investidores vítimas de fraude.

No Direito Criminal, a atuação é na acusação e defesa em ações relativas a crimes e contravenções, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Quanto ao Direito Empresarial, a atuação está relacionada aos aspectos jurídicos empresariais, visando defender os interesses dos empresários, bem como de seus negócios.

Jorge Calazans integra a banca Calazans e Vieira Dias Advogados, um escritório de advocacia especializado e referência nacional na defesa de vítimas de fraudes financeiras e violência contra a mulher.

Quando falamos em crimes de fraude financeira, a presença de um advogado especialista, como Jorge Calazans, é obrigatória. Dado que, em uma batalha judicial, a expertise profissional pode ser sim um fator determinante para o ganho da causa.

Mas, antes de falar mais sobre a atuação do profissional e a importância do advogado especialista em fraudes, vamos entender quais são os principais golpes financeiros aplicados. Acompanhe a seguir.

Principais fraudes financeiras

Qualquer ato de enganar alguém ou alguma empresa, na tentativa de obter vantagens ilícitas, podem ser consideradas fraudes financeiras. Esse oportunismo é bem variado, acontece dentro e fora da internet, mas faz milhares de vítimas todos os dias.

E no contexto pós-pandêmico, em que há uma recessão econômica gigantesca, os criminosos se aproveitam da necessidade de muitas pessoas para aplicar seus golpes. Aí, nascem as fraudes contra investidores, cibercrimes e outros que vamos explicar abaixo.

Esquema de pirâmide financeira (esquema Ponzi)

Há pelo menos um século, as pirâmides financeiras, também chamadas de esquema Ponzi, vêm fazendo vítimas. Por mais que existam novas técnicas, o objetivo permanece o mesmo, oferecer ganhos financeiros absurdos como isca para investidores.

Nesse sentido, o esquema de pirâmide tem este nome pela forma como funciona. Os golpistas, sócios de um negócio enganador, atraem as primeiras pessoas interessadas em investir.

Por sua vez, esses investidores são pagos conforme o prometido, na tentativa de validar a prova social. Na sequência, maiores ganhos são oferecidos às primeiras vítimas, caso elas recrutem novos investidores.

Todo esse esquema serve para manter o negócio funcionando pelo maior tempo possível e os golpistas lucrem o máximo que puderem.

Contudo, é impossível que a pirâmide continue operando, uma vez que mesmo que entre dinheiro com novos investidores, não será possível pagar todos os envolvidos. O negócio quebra e todas as vítimas descobrem que caíram em um golpe.

Por essa razão, pirâmides financeiras e esquema Ponzi são consideradas crimes contra a economia popular.

Negociações com criptoativos

Uma das especialidades de Jorge Calazans, a compra e venda de criptomoedas, como o bitcoin, tem crescido e ganhado popularidade rapidamente. Na mesma proporção, o número de golpes financeiros com criptoativos está aumentando cada vez mais.

Isso porque grande parte das moedas digitais podem gerar ganhos altíssimos para quem sabe negociar com elas. Só que, no meio de tantas boas oportunidades, há aqueles que encontram formas de tirar vantagens ilícitas de outras pessoas.

Nessa circunstância, o que mais tem acontecido é o esquema de pirâmide envolvendo negociações com criptomoedas. Porque essas pirâmides precisam de uma promessa atrativa para as vítimas e, hoje em dia, nada chama tanto atenção quanto os criptoativos.

Então, o investidor compra moedas digitais acreditando que ganhará lucros absurdos em um curto período de tempo. Mas, na verdade, acabou de se tornar vítima de um golpe financeiro.

Fraudes financeiras na internet

Golpes de WhatsApp, sites e boletos falsos e até mesmo pirâmide financeira online, a lista de fraudes no ciberespaço pode ser bastante extensa. Esses são só alguns exemplos para ilustrar.

Por um lado, a internet trouxe a facilidade de comprar e investir sem sair de casa. Mas, o que não falta são pessoas mal-intencionadas preparando golpes para fisgar novas vítimas a todo momento.

Nesse espaço virtual, muitas vezes acaba faltando segurança das informações pessoais e financeiras confidenciais. Não à toa, em 2021 houve mais de 47 mil reclamações no site consumidor.gov.br de pessoas que tiveram dados particulares divulgados na internet sem consentimento.

Uma vez com acesso a essas informações sigilosas, os criminosos podem aplicar uma série de golpes. Por isso, o advogado Jorge Calazans também é especialista em fraudes financeiras que acontecem na internet.

Clonagem de cartão de crédito

Como percebemos, com acesso aos dados pessoais por meio de cibercrimes, os golpistas conseguem aplicar inúmeros golpes. E um deles é bastante famoso, trata-se da clonagem de cartão de crédito.

Por mais que os chips desses cartões tenham a função de evitar a clonagem, na internet isso não faz tanta diferença. Basta ter as informações como nome da vítima, CPF, número do cartão e código de segurança.

Obter esses dados pode não parecer tão simples. Porém, os criminosos se passam por instituições financeiras das quais a vítima é cliente, ou instalam softwares que invadem seus dispositivos, sem ao menos a vítima perceber. Tudo isso por meio de links maliciosos.

Outra forma bastante comum de fraude financeira envolvendo o cartão de crédito é pelo famoso golpe do motoboy. Em que, da mesma maneira que outros golpes, os criminosos entram em contato com as vítimas se passando por instituições de sua confiança.

A importância do advogado especialista em fraudes

O trabalho especializado de Jorge Calazans visa simplificar a linguagem complexa da Justiça, defender os interesses do consumidor e buscar soluções jurídicas que gerem resultados positivos.

Em um momento em que as fraudes financeiras se reinventam com tanta frequência, contar com um advogado preparado para lidar com a situação faz toda diferença. Isso porque, para ser um profissional jurídico especialista, muito tempo e dedicação é exigido. 

Seja na internet ou em qualquer outro lugar, este know-how é o que garante a orientação correta para o caso. Muitas vezes, o sucesso de uma batalha judicial em favor da vítima está muito ligado à expertise de um advogado especialista.

Isto é, a falta de uma orientação assertiva pode levar à vítima a problemas ainda maiores e não resolução do caso.

Portanto, essa é a importância de um trabalho especializado como o de Jorge Calazans e a certeza de que você contratou a melhor solução.

Mais artigos CVD