O WhatsApp representa, atualmente, um dos aplicativos mais conhecidos da população. É bastante comum ver pessoas usando essa ferramenta para conseguir trocar mensagens instantâneas a todos os momentos. Porém o que chama a atenção é que além disso ainda é possível enviar vídeos, fotos, figurinhas e até mesmo mensagens de áudio. Isso sem contar com as ligações de vídeo e de voz que são liberadas de maneira gratuita.
Contudo, nem tudo são flores. Com a facilidade em conseguir se comunicar e também com a ampla utilização da população, os golpistas também estão de olho neste novo aplicativo. Sendo assim, o WhatsApp se tornou um local bastante propício a novos golpes e roubos de usuários. Alguns deles são muito bem organizados a ponto de enganar suas vítimas completamente.
Pensando neste problema tão atual e que pode ter qualquer pessoa como vítima, os usuários do aplicativo devem ficar muito atentos com os tipos de golpe. Além disso, vale descobrir como se proteger, cada dia mais, desse tipo de problema. Veja a seguir como os bandidos agem através do aplicativo e aprenda a evitar cair em golpes.
Um dos golpes mais usados pelos criminosos é o do perfil falso. Nesse tipo de crime eles roubam imagens de uma pessoa através de outras redes sociais como Facebook ou Instagram e a colocam como imagem de perfil em uma conta no WhatsApp. Ao fazer isso, o golpista passa a entrar em contato com amigos e familiares da pessoa. Nesta mensagem ele comenta que está trocando de número e dá várias desculpas para conseguir pedir dinheiro.
São várias as vezes que a pessoa contatada acaba caindo no golpe e realmente enviando o valor para o golpista. Vale lembrar que na maioria das vezes a quantia chega para uma conta falsa. Outro ponto bastante usado por essas pessoas é explicar que estão em um local com uma conexão ruim. Dessa maneira eles evitam que a vítima telefone. Além disso, elas também acabam se desesperando para conseguir enviar logo o valor pelo banco.
Veja também: Rental Coins
Para não ser a pessoa que cai neste tipo de golpe e envia dinheiro para o bandido, é importante conhecer várias dicas de segurança. Elas podem evitar que o pior aconteça. Basicamente, os especialistas explicam que existem vários passos que podem ser feitos pelo celular e e-mail para tornar sua conta mais segura.
Lembre-se de ativar a confirmação em duas etapas na sua conta. A ideia é que você tenha um e-mail seguro e que utilize com frequência. Cadastre ele como local onde é possível redefinir os códigos e senhas em caso de esquecê-las. Esse passo é muito importante para quando você precisar entrar com sua conta em outro aparelho.
Porém esse processo de proteção só funciona quando o usuário não compartilha seus códigos e chaves com outras pessoas. Isso vale tanto para os códigos da verificação em duas etapas como para o PIN.
Também é importante ter uma senha para bloquear o seu celular. Assim, só você pode mexer nele. É necessário deixar que seu aparelho não possa ser usado por estranhos caso você o perca.
Especialistas explicam que outra dica é ficar atento com seus contatos. Sempre que um deles começa a enviar mensagens diferentes do que ele costuma dizer, chegou a hora de desconfiar. Observe o jeito que a pessoa escreve e tente lembrar se ela realmente costuma se portar desta maneira.
O mesmo acontece quando o número da pessoa que você conhece não está salvo na agenda. Nessa situação é importante se certificar de que ela realmente é quem diz ser e não um golpista. Por esse motivo, não envie dinheiro sem ter certeza da sua identidade.
A dica mais importante é lembrar que antes de realizar um depósito ou fazer um Pix para o contato, é necessário ter certeza de quem ele é. Para isso peça que a pessoa mande um áudio para que você reconheça a voz. Outra opção é fazer uma chamada de vídeo ou de voz. Se estiver achando estranho, ligue para o número que você já possuía deste contato. Se for um golpe, a pessoa real irá atender.
Como comentamos acima, é muito importante ativar a confirmação em duas etapas no WhatsApp. Porém, isso pode parecer difícil para algumas pessoas. A realidade é que é mais fácil do que parece. Veja a seguir um passo a passo para conseguir ativar mais essa ferramenta de segurança:
Para começar é necessário abrir o WhatsApp e buscar pela área das configurações. Uma vez nesta parte clique na opção “Conta” seguindo por "Confirmação em duas etapas” e então em “Ativar”.
Depois é importante inserir um PIN com seis dígitos e então confirmar este número. Na área seguinte será necessário colocar um endereço de e-mail que você costuma usar. Se não quiser adicioná-lo, clique em “Pular”. Contudo é importante lembrar que adicionar um e-mail é muito importante para deixar sua conta ainda mais segura. Para finalizar basta clicar em “Avançar” e então confirmar o endereço de e-mail. Então aperte em "Salvar'' ou "OK".
Se você já caiu no golpe e acabou enviando algum valor para o golpista, o primeiro passo é avisar à pessoa pela qual o criminoso se passou. Dessa maneira ela poderá contatar os mais próximos para que o mesmo não ocorra com outras pessoas.
Veja também: Quais os principais direitos do consumidor?
Depois disso, também é importante entrar em contato com o banco para o qual você enviou o dinheiro. Assim, ao comunicar o golpe, talvez a instituição consiga enviar o valor de volta para sua conta.
Já, se você é a pessoa que teve a imagem usada para aplicar golpe em outras pessoas, também é necessário tomar algumas precauções. A primeira delas é entrar em contato com seus familiares e amigos o quanto antes. Avise o que aconteceu e tente espalhar ainda mais a história. Dessa maneira é possível evitar que novas pessoas paguem para o golpista.
Ao saber do crime, tente desconectar sua conta do WhatsApp e depois conectá-la novamente. Ao fazer isso, se a pessoa estiver usando um celular para utilizar sua conta, ela será desconectada automaticamente no aparelho do criminoso.
Já para se proteger em caso de contas logadas em computadores é necessário seguir outros passos. Abra o aplicativo no celular e em seguida busque pelas configurações. Selecione a opção “Aparelhos conectados”. Todos os locais com acesso à sua conta aparecerão. Clique sobre eles e escolha a opção “Desconectar”.
Por fim, para evitar que usem sua foto de perfil, deixe-a disponível apenas para pessoas que estão na sua lista de amigos. Assim fica mais difícil que pessoas estranhas se passem por você para conseguir dinheiro.