Você provavelmente já ouviu da história de alguém que comprou algo pela internet e não recebeu ou, até mesmo, que recebeu um tijolo no lugar. Em meados da década de 2000, quando os e-commerces estavam começando a se popularizar no Brasil, isso era bastante comum. Mas, afinal de contas, como se desenvolve o golpe do produto não entregue ou entregue diferente do combinado?
Comprar pela internet costuma ser uma experiência e tanto, muitas vezes até mesmo de emoção - ou pelo menos era assim, no início da popularização da web. Quando começaram a surgir as primeiras lojas de e-commerce no país, as pessoas tinham um certo receio de fazer suas compras online.
Isso porque não apenas a logística poderia ser dura, com dias e mais dias até a entrega, como também haviam charlatões por trás de algumas lojas, vendendo um produto que nem ao menos existia. E foi nesse cenário que, até hoje em dia, muitas pessoas se tornaram cautelosas ao fazer suas compras pela internet.
Mas, quando sofremos o famoso golpe do produto não entregue, o que se deve fazer? Ou melhor: como se proteger dessa fraude tão comum na internet? É justamente isso que veremos nesse artigo, o qual irá esmiuçar também um pouco mais sobre o crime envolvendo essa prática.
Caso você ainda não tenha entendido, uma vez que o nome é bastante explicativo, o golpe do produto não entregue funciona da seguinte forma: uma pessoa compra um determinado produto pela internet e, depois de um tempo, percebe que ele não chega. No fim das contas, quando vai verificar, esse item nunca foi enviado.
Há ainda uma outra característica desse tipo de golpe, que é quando o produto é entregue diferente do combinado. Sendo assim, muitas pessoas já compraram algum item pela internet e, ao invés de recebê-lo em sua plenitude, acabaram recebendo no lugar tijolos, areia ou qualquer outra coisa de pouco ou nenhum valor.
Normalmente, esses tipos de golpes acontecem em e-commerces que trabalham com market place (como o Mercado Livre, por exemplo), onde um vendedor pode se cadastrar na plataforma para “vender” o seu produto. Nesse caso, acabam havendo brechas em que qualquer um faz o cadastro e lucra em cima de um produto inexistente.
No entanto, há ainda os casos em que o e-commerce onde a vítima comprou o produto, de uma maneira geral, tratava-se de uma farsa. Nesse caso, golpistas criam uma loja online totalmente falsa e anunciam produtos que nem ao menos existem. Dessa forma, quem comprar, nunca irá receber nada.
Uma vez que o golpe do produto não entregue acontece totalmente pela internet, as maneiras de se prevenir dele também são referentes a esse ambiente. Afinal de contas, sabemos que fazer compras online requer cuidado - e o motivo é justamente essa prática criminosa de vender algo que não existe, ou enviar outra coisa no lugar.
A melhor maneira de se prevenir do golpe do produto não entregue é tomando muito cuidado com as lojas online onde você compra. Preze sempre por lojas conhecidas, as quais não apenas possuem um nome famoso (normalmente com presença física também) como uma boa avaliação no Reclame Aqui.
Caso você nunca tenha ouvido falar em tal e-commerce, mas ainda assim se sentir interessado pelos produtos ofertados, a dica é justamente dar uma procurada no Reclame Aqui. Dessa forma, você irá ver a avaliação dos próprios consumidores e verificar se, de fato, trata-se de uma loja segura de se comprar.
Para aqueles que compram diretamente de plataformas com Market Place, a situação fica um pouco mais complicada. Como podem haver vendedores terceirizados nesses espaços, o ideal é ficar de olho nas notas (geralmente estrelas) que os compradores dão para o produto. Dessa forma, você consegue ter uma noção de confiança.
Como brevemente citado anteriormente, o golpe do produto não entregue não deixa de ser um crime. Por mais que muitas pessoas possam encarar isso como algo “menos danoso”, ainda assim deixam vítimas. Perante a lei, essa prática se enquadra no crime de estelionato.
De acordo com o artigo 171 do Código Penal, estelionato é o ato de obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Sendo assim, uma pessoa que diz vender tal produto mas não o entrega (ou vende outro no lugar) está tirando vantagem de você e, portanto, cometendo um crime.