Não é de hoje que motoristas utilizam aplicativos como o Uber ou 99 para aplicarem golpes em passageiros. No entanto, com o passar do tempo, essas ações criminosas se tornam cada vez mais complexas e, até mesmo, graves e perigosas. E é justamente por isso que você precisa ficar por dentro do golpe do gás no Uber.
O Uber é sem sombra de dúvidas o aplicativo de viagens mais famoso da atualidade, não apenas no Brasil como, também, no mundo. Mas assim como acontece com todos os apps famosos, ele também acabou sendo utilizado por pessoas mal-intencionadas para a aplicação de golpes dos mais variados.
Um dos golpes mais conhecidos é, sem sombra de dúvidas, o famoso “treme treme”, quando o motorista finge que o celular descarregou, recalcula diversas rotas e assim ganha um dinheiro a mais com a viagem. No entanto, o golpe do gás se mostrou muito mais perigoso - sobretudo para as passageiras mulheres.
Neste artigo, você irá conhecer de uma vez por todas o que é e como funciona o golpe do gás no Uber, o qual tem sido noticiado com frequência pela imprensa. Além disso, falaremos sobre as suas características e, também, como se prevenir.
Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.
Noticiado nos mais importantes jornais do Brasil nos últimos meses, o golpe do gás no Uber é tido como um dos mais perigosos nos aplicativos de viagens. Em suma, ele consiste no uso de substâncias químicas, por parte do motorista do veículo, para dopar passageiros de forma quase que imperceptível por estes.
O golpe já foi registrado em diversas regiões do país como, por exemplo, São Paulo e Rio Grande do Sul. O modo como ele funciona também varia um pouco: alguns passageiros relatam que o motorista abre um pote no meio do carro com um cheiro forte e intoxicante, enquanto outros têm produtos, como limpadores de óculos, oferecidos dentro do veículo.
Em ambos os casos, o cheiro dos produtos é tão forte que acaba por deixar a passageira (normalmente mulher) tonta, levemente sedada. Os motivos para isso ainda não são claros, visto que nenhum caso mais grave foi consumado, mas vítimas alegam que tem a ver com tentativas de abuso sexual por parte dos motoristas.
Em maio de 2022, uma passageira divulgou nas redes sociais que havia sido dopada por um motorista enquanto se locomovia por meio do 99, um aplicativo de viagens. Tratava-se de nada mais nada menos do que uma das tentativas do golpe do gás no Uber - nesse caso, em outro app.
O caso aconteceu em São Paulo, e a vítima afirma que a ação foi quase que de repente. Em um determinado momento da viagem, o motorista fechou os vidros da frente, deixou os de trás aberto e, então, começou a subir um cheiro muito forte. A passageira foi ficando zonza, com a visão turva.
Ela então começou a pedir para o motorista parar o carro e, imediatamente, mandou mensagem para a sua namorada. Depois de um tempo, ela conseguiu deixar o veículo. Em depoimento, a passageira destaca que, se demorasse um pouco mais, muito provavelmente não conseguiria nem enviar a mensagem de alerta à sua companheira - dada a situação.
Um dos primeiros registros divulgados pela imprensa do golpe do gás no Uber aconteceu em março de 2022, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nesse caso, uma jovem de 22 anos estava em uma viagem pelo aplicativo quando o motorista comentou que produzia “aromatizantes para carro”, perguntando à ela se queria sentir o cheiro.
A jovem negou e, em seguida, o motorista fechou as janelas do veículo e ligou o ar-condicionado. Em pouco tempo, a passageira começou a se sentir tonta, graças a um “cheiro estranho de enxofre que vinha de dentro”, decidindo se atirar do carro em movimento e, inclusive, tendo alguns ferimentos leves.
Em outro caso, também no Rio Grande do Sul, um motorista por aplicativo ofereceu um desengordurante para limpar o óculos e a tela do smartphone. Segundo depoimento da vítima, ele teria colocado o líquido em um pano e colocado no nariz da jovem (que estava de máscara). Foi quando ela ficou tonta.
No processo, o motorista acabou trancando as portas do veículo. A jovem, então, conseguiu se destrancar e também se atirou do carro.