A internet não é um ambiente seguro como muitas pessoas costumam pensar. Para desinformados, a chance de se tornar vítima de golpe e roubo são altas. Mas como fazer um BO após sofrer um golpe?
Na maioria das vezes, os bandidos utilizam uma abordagem persuasiva para convencer a vítima a clicar em links de um site falso, por exemplo. Assim, acabam preenchendo suas informações e deixando seus dados vulneráveis.
Para ajudar a combater isso, é preciso colaborar com a polícia, já que ela pode mapear a insegurança digital através de um BO.
Esse documento pode ser feito online, e é preciso apenas encontrar a delegacia virtual da sua região. Para fazer esse boletim de ocorrência, você pode seguir o passo-a-passo que passaremos a seguir.
1. A primeira coisa que você precisa fazer é avisar familiares e amigos próximos sobre o que ocorreu. Isso é ainda mais urgente quando se trata de golpe de clonagem de perfil no Instagram ou WhatsApp;
2. Após isso, reúna todas as provas que você conseguir. Elas incluem anúncios de venda, número de telefone, prints das conversas com o golpista e qualquer outra evidência que tenha ficado salva no seu celular ou computador;
3. Reúna seus dados pessoais como identidade e comprovante de residência;
4. Agora você precisa se dirigir até uma delegacia física ou acessar o site de uma delegacia virtual;
5. Para cada estado, o link da delegacia virtual é diferente. Dessa forma, é preciso encontrar o da sua região. Depois, preencha suas informações e o tipo de crime que ocorreu - geralmente, os crimes que acontecem na internet são configurados como estelionato ou fraude.
6. Com o registro completo, altere as suas senhas de todos os aplicativos e e-mail. Além disso, é recomendado ativar a verificação de dois fatores das suas contas. Isso porque, com ela, é preciso fazer a confirmação de acesso com mais de um dispositivo.
A internet é um local que oferece várias facilidades para fazer compras com vantagens. Preços menores e receber os produtos na sua casa são exemplos disso.
Mas as pessoas que agem de má fé estão presentes por todos os lugares, e isso não é diferente na internet. Assim, golpes no mundo digital podem acontecer - e não são incomuns!
Abaixo você confere como se prevenir de golpes.
Comece fazendo uma pesquisa para saber se a empresa é confiável. Depois, confira dados como endereço de e-mail, telefone para contato ou até mesmo converse pelo chat online da loja.
Lembre-se de checar se a loja utiliza o certificado digital para evitar fraudes. Ainda no site, fique atento a erros de digitação e imagens com resolução ruim. Isso porque esses itens podem indicar altas chances de golpe.
Você também deve conhecer a reputação da empresa. Então, procure comentários que outras pessoas fazem no Google, Reclame Aqui ou nas redes sociais como o Instagram.
Se possível, peça indicações para amigos e parentes de lojas que eles costumam comprar. Além disso, cheque por conta própria a política do site. Ela deve responder todas as suas dúvidas.
Leia, também, a política do site para tirar quaisquer dúvidas. E é claro, faça compras apenas utilizando dispositivos seguros. Nunca utilize dispositivos ou redes de wifi públicas para efetuar compras.
Por fim, desconfie de promoções exageradas, pois o preço é um indicativo de fraude. E lembre-se de guardar todos os comprovantes que você tiver da compra. Afinal, eles podem ser úteis no futuro.
Para começar, ative a função "confirmação em duas etapas" no seu aplicativo. Isso pode ser feito através da configuração dele. Com tudo pronto, qualquer pessoa que tentar acessar a conta precisará de um número (PIN) que só você saberá.
Não informe nenhum código que alguém pedir para você passar. Isso porque nenhuma loja ou banco utiliza esse método para confirmação. Ao passar o código, você estará deixando seu dispositivo vulnerável.
Desconfie de promoções mirabolantes em páginas como Instagram e Facebook. Fique longe de perfis sem informações, foto no perfil ou localização. Se desconfiar, denuncie e bloqueie esse perfil e avise o maior número de pessoas que conseguir.
Além disso, não empreste dinheiro a nenhum conhecido que pedir dinheiro pelo WhatsApp. Se a pessoa realmente precisar ela provavelmente fará uma ligação ou irá pedir pessoalmente. Se possível, entre em contato com a pessoa por outras redes sociais como o Instagram ou Facebook.